Você sabe o que é CPC?
Ou melhor, o que é este tal Custo por Mil?
A sigla CPM significa “custo por mil”. CPM é um cálculo utilizado para se avaliar o quanto foi gasto em mídia em comparação ao número de pessoas atingidas por uma determinada publicidade ou ação.
Existe um cálculo que pode ser utilizado para se chegar a este número. É uma fórmula simples que lhe ajudará a saber se vale a pena investir em determinados veículos ou plataformas. Veja a formula do CPM abaixo:
O CPM é igual ao Custo Total (o quanto você está investindo em mídia), dividido pelo número de visualizações dividido por mil. Pois é, quem disse que publicitário não usa matemática está enganado.
Para ficar mais claro, vamos fazer um exemplo. Você quer saber se seu investimento de mídia em uma campanha será eficiente: este é o seu CPM. Pode ser uma campanha no Facebook Ads ou Google Adwords. Você tem 400 reais para investir: seu Custo Total. Você veiculou a campanha e no final seu anúncio recebeu 350 mil visualizações. Então a conta fica assim: 350 mil visualizações dividas por mil = 35. Agora você vai pegar o Custo Total (R$ 400) e dividir por estes 35: 400 / 35 = 11,42. Isso quer dizer que você gastou R$ 11,42 para cada mil pessoas que você atingiu com seu anúncio.
Este número é bom ou ruim? Depende. Cabe a você avaliar, dentro da realidade da sua campanha, se este valor está adequado ou não com os planos e metas que você estipulou. Uma boa dica é definir no início da campanha quais são as métricas que você utilizará para mensurar os resultados ao longo da campanha ou projeto. Tendo isso bem definido você terá condições de saber se os resultados do seu CPM são bons ou não.
Ferramentas como o Facebook Ads e Google Adwords podem lhe ajudar muito, já que ao montar seu anúncio elas oferecem os valores de CPM automaticamente.