O que é Assinatura?

Conteúdo do Texto

President Donald Trump Signs Executive Order Halting Family Separation At  Border | NBC News on Make a GIF

Você sabe o que é a assinatura em um anúncio publicitário?

A assinatura é uma parte muito importante nos anúncios. Quando falamos em anúncio impresso, a assinatura pode estar acompanhada de outros três elementos: o título, texto de apoio e o slogan.

Neste material veremos quatro funções da assinatura em um anúncio publicitário:

  1. Traduz o conceito de campanha
  2. Resume o que está sendo trabalhado
  3. Elucida o conteúdo do anúncio
  4. Atua como “slogan” do produto ou campanha.

Traduz o conceito de campanha

A assinatura em um anúncio possui uma função muito importante. É ela quem traduz o tom da comunicação. Em geral, é uma frase curta que pretende apresentar de uma forma impressiva e impactante o posicionamento de um produto/serviço em uma campanha.

 A assinatura pode estar associada a um produto específico ou ser integrada em diversas peças de uma campanha.

Resume o que está sendo trabalhado

A assinatura também pode funcionar como um resumo do que foi trabalhado no anúncio. Mas esta não é, nem deve ser, sua função principal. Podemos ver este emprego da assinatura no anúncio do Novo Fusca. O título chama a atenção do leitor e a assinatura deixa claro que o anúncio se trata do retorno do Novo Fusca.

Novo Fusca | AlmapBBDO - Redação Publicitária | Novo fusca, Redação  publicitária, Volkswagen

Elucida o conteúdo do anúncio

Já no anúncio abaixo, do jornal Correio do Povo, vemos a assinatura acima do texto de apoio (à direita, ao lado da imagem do jornal), como se fosse um segundo título. Nesta peça ela possui uma função mais elucidativa. O título desperta a curiosidade sobre os palpites do Seu Cláudio, e a assinatura explica como isso aconteceu.

Campanha de lançamento de agenda de anotações do jornal Correio do Povo. |  Correio do povo, Jornalismo, Publicidade impressa

Atua como “slogan” do produto ou campanha.

Geralmente a assinatura focará na relação entre o produto e o conceito que está sendo trabalhado na campanha. Por exemplo, a Volkswagen ao lançar o Up! utilizou a assinatura:

“Chegou o Up! Tudo nele é up.”

Já ao lançar uma versão mais esportiva do mesmo veículo, o Up! TSI, a assinatura foi:

“Chegou o Up! TSI. 1.0 quando abastece, TSI quando acelera.

Em ambas as campanhas é possível notar que há um título (no alto, à esquerda), o slogan da marca (Das auto) e a assinatura. Em cada caso percebemos que a assinatura estabelece a relação entre o conceito desenvolvido na peça e o produto apresentado. É em situações como estas que a assinatura pode atuar, como se fosse, o slogan daquele produto naquela campanha.

Podemos notar outro exemplo desta situação neste anúncio do Fox. O título diz: “Você se sente no alto em um Fox”. Já a assinatura, atuando como slogan do produto, diz: “Fox. Compacto pra quem vê. Gigante pra quem anda”.

Andreas Heiniger - Volkswagen | AdForum Talent: The creative industry  network.

Aqui é preciso chamar a atenção para um ponto importante: afinal, quais as diferenças entre slogan e assinatura? Em segundo lugar, alguns bons critérios que você pode utilizar para fazer esta diferenciação são:

a) O slogan está vinculado à marca e seu período de vida é maior. Geralmente pode aparecer em diversas peças de vários produtos da mesma marca, sem nunca ser alterado.

b) A assinatura está vinculada ao produto que está sendo anunciado e ao conceito daquela campanha. Seu período de vida é mais curto pois, pode ser que, o mesmo produto em campanhas diferentes receba assinaturas distintas.